Ser Vicentino

 

"Realmente, o serviço desta obra de caridade não só provê as necessidades dos irmãos, mas é também uma abundante fonte de ações de graças a Deus". (2Cor 9,12)

As finalidades da Sociedade de São Vicente de Paulo e sua Técnica Assistencial

Sua finalidade principal é promover a santificação de seus membros por meio da prática da caridade (vivência real do evangelho). Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus sempre que possível. A maior preocupação de Ozanam era o aprimoramento espiritual de seus participantes, sendo os assistidos os providenciais meios que Deus nos deu para isso.

O vicentino deve insistir na promoção integral do assistido, orientando-o no plano material, mas muito mais no plano espiritual, para levá-lo à participação no Reino de Deus. Assim sendo, os vicentinos devem estar sempre buscando orientações e atualizando-se nas modernas maneiras de assistir os homens de nossos dias, em suas misérias.

 

Por que ?

Ser caridoso, viver o amor pregado por Jesus, é um dever de todo e qualquer cristão, é nosso dever dar testemunho da fé que tanto pregamos, julga-se uma árvore pelos seus frutos, assim disse o Senhor, "como pode uma árvore boa dar frutos ruins ?" Em sua epístola São Tiago também vem nos chamar a atenção: "A fé sem obras é morta".

Participando de uma conferência você terá a oportunidade de praticar a caridade de uma forma muito mais organizada, junto de pessoas com o mesmo ideal: Servir a Jesus Cristo na pessoa dos pequeninos, pessoas amigas que lhe inspirarão e lhe ajudarão a praticar a caridade cada vez mais, buscando junto com você o ideal da santificação através do serviço aos pobres.

"Os pobres nos abrem as portas para a eternidade", já dizia São Vicente de Paulo, e não há o que se contestar, afinal foi o próprio Jesus que prometeu aos que praticassem em seu nome obras de misericórdia "cem por um, e o reino do céu".

 

Mas não tenho o que dar ...

Mais importante do que os alimentos, remédios e outras necessidades materiais que os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo dão à seus assistidos, é a visita semanal que eles fazem ao lar do pobre, pois é nesta visita que os vicentinos dão amor, carinho, atenção, conversam, e principalmente, ouvem o pobre, ali há uma troca de amor, onde o vicentino aprende a humildade com o Cristo presente no irmão necessitado. Assim disse o fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, o Beato Antônio Frederico Ozanam, "Aprendamos, na nossa visita ao pobre, que ganhamos mais com esta, do que ele. Porque a presença da sua miséria servirá para nos tornar melhores".

 

O que devo fazer ?

O primeiro passo é descobrir o horário de reuniões de alguma conferência vicentina em sua comunidade, a partir daí você passa a freqüentar as reuniões, nas quais será escalado juntamente com os demais membros para visitar os assistidos da conferência, e chamado pelo próprio Cristo a colaborar para a promoção humana desses nossos irmãos carentes. Daí então descobrirá o que seduz centenas de milhares de cristãos no Brasil e no mundo que participam da Sociedade de São Vicente de Paulo.

 

"Em obediência à verdade, tendes purificado as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração". (1Pd 1,22)

 

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO